A Escola de Chá Embahú em São Bento do Sapucaí

A Escola de Chá Embahú

Conheça a nossa história

O Brasil possui uma grande tradição em infusões medicinais. Mas é recente em nosso país este maior interesse pela cultura dos chás especiais, uma bebida que marca as tradições mais antigas da humanidade. Foi no ano de 2007, que Yuri Hayashi desejou se aprofundar nesta cultura e, havendo pouca informação disponível em território nacional, começou de forma autônoma a sua busca por conhecimento, resultando na criação de um dos primeiros blogs brasileiros a tratar amplamente sobre o chá, blog hoje chamado de “Chá, Arte e Vida!“. Sua experiência cresceu naturalmente ao longo dos anos, ganhando cada vez mais sentido e impulso após uma mudança de vida da cidade grande para o campo em 2010. A partir de 2013, ela começou a dar cursos a respeito da bebida e, estimulada pela boa repercussão, oficializou o nome Escola de Chá Embahú® em 2015 para este trabalho feito em conjunto com seu marido, Cláudio Brisighello, mais o apoio de grandes marcas de chás especiais no Brasil. Nascia então uma iniciativa pioneira naquela época: um projeto totalmente focado no ensino da cultura do chá. A evolução deste trabalho frente a uma demanda cada vez maior, exigiu estruturação e fez com que outros grandes profissionais da área fossem agregados como Colaboradores, um time hoje consolidado através de anos de parceria. Saiba mais sobre todos no link “Nossa Equipe“.

Vale destacar que, desde sempre, temos o importante compromisso em valorizar os produtores nacionais. É parte da nossa missão e motivo de orgulho perceber que o chá brasileiro, outrora sem reconhecimento, vem sendo bem apreciado com admiração e respeito por sua origem geográfica. Junto aos chás de todo o mundo que figuram em nossos cursos, divulgamos sempre os chás do Vale do Ribeira em cada formação. Não deixe de conferir sobre a história do evento “Rota do Chá em Registro“. Veja também o “Concurso Brasileiro de Chás“, assim como a “Semana da Cultura do Chá no Brasil” . Todas essas iniciativas foram fomentadas pela ECE.

O que eram cursos introdutórios ao mundo dos chás, hoje se tornaram um compromisso de vida com o objetivo de ensinar sobre esta cultura em sua totalidade. Seja pelo espaço construído de forma exclusiva para este fim, seja pela elogiada didática, pela metodologia inovadora, pela vivência internacional ou pela propaganda que nunca fizemos e sempre se deu através da aprovação dos alunos. O fato é que ano após ano centenas de pessoas saem de todos os cantos do país para vir aqui aprender em meio à paz deste lugar que muito combina com a nossa filosofia.

Nosso espaço fica em plena natureza no interior de São Paulo – São Bento do Sapucaí – aos pés de uma das montanhas mais emblemáticas na Serra da Mantiqueira (veja a coluna ao lado). Uma vez aqui, todos entendem o porquê de não realizarmos nossos cursos nas grandes cidades, pois fica evidente a importância deste ambiente no aprendizado do chá.

Venha se encantar! Conheça a nossa grade de ensino acessando o menu de cursos acima. Recomendamos antecedência nas reservas.

São Bento do Sapucaí
A CASA DA NOSSA ESCOLA

A Estância Climática São Bento do Sapucaí é uma pequena cidade no interior de São Paulo, localizada ao lado de Minas Gerais. Um grande atrativo da região e símbolo da cidade é o Monumento Natural Pedra do Baú, expoente da Serra da Mantiqueira, que conquista muitos com sua beleza singular. Aqui é um lugar de muita natureza, paz, comidas típicas e um povo acolhedor.

Somos uma escola que se consolidou através de um trabalho contínuo, ético e acessível a todos. Seja lá qual for a sua relação com o chá, de curiosos a entusiastas, de futuros empreendedores a grandes empresários, estamos aqui para incentivar e ampliar a sua apreciação desta bebida, além de envolvê-los de forma cultural e histórica, fazendo desta jornada uma valiosa transformação pessoal.